06/08/2021 - Autor: Flávio Trevezani



Dia dos Pais: presenteie com experiências!

Compartilhe

Para começar, esse dia dos pais no Brasil coincide com o encerramento das Olimpíadas 2021 de Tóquio. E se você for olhar na internet, jornais ou em outros locais informativos, toda a atenção está nela. Ela é de fato algo a se destacar, afinal, acontece de quatro em quatro anos e essa edição teve um ano de atraso, além de muitas, mas muitas dificuldades para os esportistas se prepararem e competirem. 

Isso significa, então, que o dia dos pais pode ficar de lado, só porque todo ano tem dia dos pais e olimpíadas não? Mas é claro que não! O dia dos pais pode até ser uma data claramente comercial, estipulada num período estratégico onde não há outros feriados comerciais, mas isso não diminui em nada o valor de um PAI.

Num país como o Brasil, onde o índice de mães solo chega a superar 11 milhões e o número de pessoas sem o nome do pai na certidão passa de 5 milhões, para quem tem um PAI essa data é muito mercedia e especial. E mais uma vez escrevemos a palavra PAI em letras maiúsculas, em caixa alta, porque uma posição que deveria ser naturalmente comum em ser exercida como a da paternidade, acaba sendo aplaudida quando um homem a exerce corretamente.

Para esses PAIS que assumiram sua posição e papel devido e presente, que vai além de pagar a pensão estipulada de forma obrigatória com direito a prisão se não cumprida, a data comercial é merecida e se faz mais do que justa. Afinal, podemos mimar, sempre que quisermos, aqueles que amamos, mas normalmente precisamos desses “empurrõezinhos” para lembrar de dar aquela valorizada via presentinhos ou momentos especiais.

Nessa pegada, vamos ajudar vocês a inovar na hora de presentear seus heróis, porque PAI merece.

Tipos de pai: do zen ao radical

Quando falamos em dar presentes para homens, as roupas, perfumes, acessórios como óculos e relógios, e eletrônicos acabam sendo a opção que sobra. Não que ganhar um celular novo seja ruim, mas nem todo mundo está podendo dar um celular ou um videogame de última geração pro paizão. Então, para fugir um pouco desses presentes legais, mas caros ou pouco criativos, que tal presentear seu pai com uma experiência? É! Momentos compartilhados são muito mais marcantes que bens. Afinal, quem nunca ficou saudosista com algo que fez ou viveu? Então, bora levar os paizões para fazer algo novo e empolgante?

Mas, para escolher a melhor experiência, é bom compreender um pouco os gostos do seu pai. E nesse caso, seria impossível listar todos os tipos aqui, porque afinal, a diversidade é tanta, que seu pai pode ser nerd, geek, intelectual, esportista, radical, aventureiro e que ama flores e bichinhos facilmente. Então, para não fugir do nosso universo porankatuquesco e ajudar você a selecionar a melhor ideia de experiência para seu velho, vamos classificar os pais em 5 tipos, de acordo com nossos 5 segmentos de atuação: turismo, lazer, esporte, entretenimento e gastronomia. Bora lá?!

TURISMO: PAIS NA ESTRADA (SE LIGA NO TROCADILHO)

Para os pais aventureiros, viajantes, turistas de carteirinha, amantes da estrada e loucos por outros ares, a melhor opção com certeza será um final de semana passeando ou pelo menos num bate volta para algum lugar super legal. De forma mais abrangente, escolha um lugar novo, diferente e inusitado para ir com seu pai. Se o planejamento for ir no domingo de comemoração, é bom sempre verificar a disponibilidade nos destinos e lotação. Nunca se esqueça de considerar o trânsito também. 

Restaurantes nesses dias tendem a lotar, então, considere ir para um lugar mais natureba, um parque estadual, praia ou cachoeira (dependendo do clima claro) e fazer aquele bom piquenique ou farofada. Volto a dar a dica de verificar os horários do local de destino e a possibilidade de fazer piquenique dentro do local, como no caso dos parques, por exemplo.

Para nosso público local capixaba, existem inúmeras opções e vale lembrar que as montanhas estarão bem cheias, tanto pelo inverno, quanto pela data comemorativa. Se quer fugir, existem lugares fantásticos para ir com seus pais que fogem do grande fluxo do final de semana. Vamos dar três opções aqui que vão do norte ao sul do estado.

Ideia de passeios para o dia dos pais
Ideias de turismo capixaba para o dia dos Pais – Pontões Capixabas, Mosteiro Zen Budista e Castelo.
Mosteiro Zen Budista

O Mosteiro Zen budista é um super local de visitação. A praça Torii, onde está a maior estátua de Buda da América Latina, fica na entrada da via que dá acesso ao mosteiro, às margens da BR 101, em Ibiraçu. Essa parte é aberta a visitação todos os dias da semana e sem limite de público.

Já o mosteiro, abre para visitação somente aos domingos de 08h às 12h. A visitação tem lotação de 150 pessoas e fecha assim que atinge a lotação máxima. E caso chova, o mosteiro não abre devido a estrada que dá acesso a ele ser de pedra, íngreme e ficar escorregadia. Não é permitido piquenique na área do Mosteiro, mas existe a venda de lanches e sucos. Para mais detalhes, acesse o site do mosteiro clicando aqui.

Se quer aproveitar a ida e almoçar por lá, existe a opção de um pesque e pague mais à frente, que oferece opções de porções e refeições. Ou pode fazer uma tradição capixaba para quem passa pelo trecho da BR 101, que é parar nas paradas, aquelas típicas lanchonetes tradicionais que tem como carro chefe o pastel de vento. Acho que para quem transitou muito pela 101, isso será nostálgico.

Cidade de Castelo

Destino pouco falado, mas com certeza já ouvido por muitos. Castelo é um município a 143 km de distância da capital Vitória, pelo sentido da BR 262, com inúmeras opções naturais e históricas para se conhecer. Existe a Gruta do Limoeiro, uma caverna fantástica que é aberta a visitação, com horário aos domingos das 9h às 15h30min que vale a pena a visita. Existe o Casarão da Fazenda do Centro, um prédio histórico muito bem conservado localizado a 8km da sede da cidade, que funciona aos domingos das 10h às 14h. A visita vale super a pena e dão lindas fotos (cenários super instagramáveis). Existe ainda o parque do Forno Grande, que fica um pouco mais afastado do centro da cidade, a aproximadamente 28 km, para aqueles que amam trilhas e naturezas. Ele abre aos domingos das 08h às 17h. Existe claro, o charme do centro da cidade, com a biblioteca do castelinho e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, que são detalhes encantadores à parte. Também tem a Altezza, uma cervejaria tradicional capixaba que fica na região de Castelo, a 40 km da sede da cidade seguindo pela rodovia ES 166, e vale a visita só pela estrutura do casarão antigo da fazenda, caso não possa beber.

E dentre tantas opções de cachoeiras, a do Pedregulho ou a Furlan são bem famosas na região, além de oferecer camping e um restaurante rural. Ela fica no caminho para o Parque do Forno Grande, caso pense em fazer ambas as atrações. Confira o funcionamento nesse Dia dos Pais antes de ir para qualquer lugar. Para mais locais e opções, vale acessar o site do Conheça Castelo, clicando aqui.

Pancas e os Pontões

Se está no norte do Estado e a ideia é ir ainda mais pra natureza com trilhas e mirantes naturais fantásticos, vale ir para Pancas e conhecer os Pontões Capixabas. Com a pedra da agulha a 3km apenas do centro da cidade, pedras e belezas naturais não vão faltar nesse roteiro. Existem ainda a Pedra do Camelo, Pedra da Gaveta e a Pedra da Boca na região, pontos de visitação famosos. Para quem gosta de adrenalina, têm a opção um pouco mais radical como a rampa de voo livre da Pedra da Colina, que precisa ser consultada com antecedência caso queira saltar (entre em contato com a associação de voo livre de Pancas para mais detalhes). Mas se ama mirantes, vale a visita só para ver a vista de lá. E se a região é montanhosa no Espírito santo, claro que tem cachoeiras. Existem na região as cachoeiras: Cachoeira e Prainha do São Luís, localizada a 2 km da cidade, a Cachoeira do Bassani, localizada a 3 km do centro, a Cachoeira do Moraes, que fica no distrito de Vila Verde e a Cachoeira de Santa Ana, a 40 km da cidade. Esse destino foge da mesmice e pode surpreender.

LAZER: PAIS ANIMADOS, PORÉM CASEIROS

Se seu pai é daqueles difíceis de tirar de casa ou levar para algum lugar, eis que a solução é levar a diversão para casa. Bora com três sugestões básicas de lazer para esse Dia dos Pais.

Ideias de lazer local para o dia dos pais
Ideias de lazer no dia dos pais – Reunião em casa, passeio local e desgustação de bebidas
Bagunça em casa

Uma opção tradicional e que nunca falha é organizar aquele churrasco ou almoço especial. Cabe dar uma olhada com quem fornece comida e encomendar o almoço ou petiscos para o Dia dos Pais, caso você não saiba cozinhar ou não queira pilotar o fogão nesse dia. 

Se vai passar o domingo bagunçando em família, monte uma bela playlist com as bandas e cantores favoritos do patriarca, mesmo que você deteste e ache cafona. Lembre-se, o dia é dele e se há um dia para suportar o gosto musical do “véio”, esse dia é no Dia dos Pais. Se bobear, você termina o dia gostando das músicas tanto quanto ele (ou odiando ainda mais, mas vale a tentativa para o agradar).

Passeio Local

Mas se o problema é ir para longe e não o “sair de casa”, escolha dar aquelas famosas “passeadas” de domingo. Vá aos parques e praças da região, tome sorvete em alguma sorveteria bacana após o almoço ou vá a uma cafeteria ou padaria bacana. Alongue a saída com a ida a algum lugar interessante, mesmo que já conhecido. O truque aqui é fazer o dia se estender e ficar cheio de momentos.

Vale fazer um tour pela cidade, por praias diferentes, até levar os cães para passear num lugar inusitado, com direito a paradas estratégicas.

Se está na Grande Vitória, a dica é fazer os circuitos turísticos urbanos, como se você não conhecesse (se bobear, nem você e nem ele conhecem alguns desses destinos). Igrejas, centros históricos, museus, parques, existem muitas opções a se explorar. Basta ter imaginação e pesquisar um pouco que lugares interessantes surgirão. 

Muitas vezes, passamos por certos lugares frequentemente, mas nunca paramos ou a muito tempo não visitamos o local, e um dia desses de comemoração pode valer a visita.

Degustação de bebidas

Se seu pai é um bebedor e gosta de ficar em casa, nada melhor que juntar esses dois prazeres. Ao invés de comprar um presente que ele já tem – mesmo que muitas vezes ele só adquira uma camisa ou bermuda nova ganhando no Dia dos Pais, aniversários e Natal – proporcione a ele uma degustação de bebidas. Isso mesmo, compre várias marcas de cervejas, vinhos, cachaças ou qualquer que seja a bebida que seu pai mais goste e faça com ele essa brincadeira de degustar e avaliar cada uma. Vale até julgamento com nota. Mas não me esquece dos petiscos, hein?!

Ele pode até ser aquele chato que não vai querer trocar a “cerva” de sempre, mas se aparecer com umas diferentes e falar que algum amigo dele (que ele tem inveja ou implicância) volta e meia bebe, ele com certeza vai experimentar.

ESPORTE: PAI LIGADO NO 220v

Se seu pai é daqueles elétricos e/ou esportistas, cabe muito fazer algo voltado à adrenalina. Seja escalada, trilha, corrida ou qualquer que seja a atividade que ele possa gastar energia e se sentir livre. Vamos com três sugestões que podem fazer sucesso:

Ideias de esporte para o dia dos pais
Ideias de atividades Esportivas para fazer com seu pai no dia dos pais – Pedalada, Trilha em família e Remada.
Pedalada

Mesmo que seu pai não seja ciclista, se ele sabe andar de bike e é esportista, vai gostar de fazer um circuito de bike com a família. Se ele for ciclista, vai ser melhor ainda para ele juntar a família toda e rodar por aí sobre duas rodas. Cabe talvez uma rota estratégica com parada para o almoço, mas considere sempre que quem vai de bike, na maioria das vezes precisa voltar de bike. Então, pegue leve no almoço e talvez capriche no jantar. Mas se existe um carro de apoio que possa voltar com as bikes, a pedalada pode ser somente ida e o almoço mais alongado e caprichado.

Trilha

Trilha nunca falha. Agrada gregos e troianos, ou no caso, preguiçosos e animados. Pesquise alguma trilha legal para fazer e procure saber se precisa de guia ou se é possível fazer sozinho. Escolha destinos legais que agradem seu velho, afinal, o presente é pra ele. E mais que a trilha, a atividade em família é um excelente presente. Aqui também cabe, quem sabe, planejar aquele piquenique na chegada do destino. Mas nesse caso, tem de distribuir o peso entre todos e se atente ao detalhe de que a caixa térmica pesa, então, aproveite o frio e arrisque bebidas quentes (tanto térmicas, quanto alcoólicas). Para mais dicas sobre como devemos fazer trilha ou o que levar, fica aí um artigo nosso falando somente sobre dicas para trilhas. clique aqui.

Remada pra quem é de mar

Se seu pai é aquático, praieiro ou filho de Iemanjá, uma boa opção é a remada do nascer do sol + travessia Vix X V.V. (Praia secreta) que vai rolar no domingo bem cedo. Sairá da Guarderia dos caiaques na praça da Ciência, em frente ao MacDonalds na Praia do Canto, Vitória, às 4:00h. Valor da remada é de R$50,00 por pessoa (que inclui caiaque, instrutor e equipamentos) e precisa ser contratado antecipadamente (por questão de disponibilidade de vagas). Procure mais informações do evento clicando aqui.

ENTRETENIMENTO: PAI RUEIRO E SOCIAL

Para os pais mais sociais, que adoram sair, badalar, ouvir música ou assistir boas atrações, tem sempre a opção de levar o velhão para sair com você. Sábado, a programação é sempre mais generosa, mas quem disse que no domingo dia dos pais não têm opção?

Seja samba e pagode, comédia ou show ao vivo, vale sempre ir curtir um momento diferente com seu pai. Se liga em algumas de nossas sugestões.

Ideias de entretenimento para o dia dos pais
Ideias de entretenimento para o dia dos pais – Show, Apresentação de comédia e roda de samba
Vix Comed Club

Para quem está em Vitória e adjacências, aí vai uma mega opção saindo do forno. Quer fazer um programa diferente com seu pai? Que tal levar ele no Vix Comed Club, que fica na Rua Sete de Setembro no Centro de Vitória e que vai estar inaugurando exatamente neste sábado, dia 07 de agosto. Esse é o primeiro clube de comédia voltado para apresentações de stand up comedy no estado, que vai ter mais que apresentações de comédia stand up (que já estava ótimo por si só). O clube ainda vai contar com apresentações de música como Jazz, Blues e outros estilos. Mas nesse domingo, será uma apresentação de stand up comedy que irá fazer seu pai rir. Clica aqui no link e dá uma olhada nos ingressos logo, porque podem acabar as vagas e uma experiência dessa é super diferente e com certeza vai agradar.

E após a apresentação, dá pra emendar nos bares da região como os da própria Rua Sete, Gama Rosa e entornos. Mas lembre-se que é domingo e as coisas fecham mais cedo.

Vai de música

Se seu pai curte uma apresentação musical, procure opções de shows neste domingo de Dia dos Pais na sua cidade e região. É, não vai ser fácil achar opções (é por isso que a Porankatu está nascendo), mas essa pode ser uma boa experiência para curtir com seu pai se você encontrar algo legal que seja a cara dele. 

Se está na Grande Vitória, vai ter Show de Nano Viana com a banda Cinco Nós no estilo drive-in no estacionamento da Estácio de Sá, em Vitória. Para pais que curtem cavalgada e sertanejo, vai ter cavalgada do Dia dos Pais no Rancho Serra Azul às 13h, em Jacaraípe, Serra. 

Mas vale qualquer programação animada e musical, até mesmo sentar no velho bar tradicional de sua preferência e ouvir aquela música ao vivo ou até mesmo na caixinha de abelha (aquelas caixinhas de som rachadas típicas de bares antigos). O importante é comemorar com o paizão esse dia do jeito que ele gosta.

Pais do samba e pagodinho

Para os pais mais pagodeiros e sambistas, tem programação também (falando de Grande Vitória). O Santo Cupido, na Praia do Canto, estará com show no evento Cupido Retrô com Pagode Retrô e Alan Venturin & Convidados. O Defumes, em Vila Velha, vai ter Samba Criolo a partir de 12h, com direito ao DJ André Suela nos intervalos. Tem também Roda de Samba Junior no Botequim D’Ávilas, a partir das 15h. Esse é um belo jeitão de comemorar o dia fora da caixinha.

GASTRONOMIA: COMER E BEBER NO MELHOR ESTILO

Podemos estar até enganados, mas a maioria dos pais vai se encaixar aqui. Seja amante de uma cervejinha ou de uns bons frutos do mar, aqui a experiência fica bem mais fácil de acertar. Nesse ponto, a ideia é diferenciar do velho e tradicional almoço, que em restaurantes a tendência é ficarem bem cheios, com direito a fila de espera longa e tediosa.

Uma ótima alternativa é marcar com seu pai e família um boteco, por exemplo. Seja o favorito dele ou seja um novo boteco badalado, seu presente vai ser pagar a conta, como num almoço, mas com muito mais a cara do seu pai. Se seu pai não bebe, relaxa, não falta opção para o pai gourmet. 

Ideias de gastronomia para o dia dos pais
Ideias de gastronomia para o dia dos pais que fogem do clássico almoço de domingo apenas – Cervejarias, Centro de Vitória e Aluguel de Chopeira para beber em casa com seu pai.
Cervejarias

Uma forma de mudar o velho almoço num tradicional restaurante é ir para um boteco. Mas uma pedida ainda mais animada e estilosa é ir para uma cervejaria. O Estado está ricamente recheado de opções, muitas delas nas montanhas capixabas, como em Domingos Martins, que tem a Barba Ruiva e a Ronchi, que fica em Pedra Azul. Tem também a Altezza, em Castelo ou a Teresense, em Santa Teresa. Existem várias outras famosas e badaladas, mas essas opções serranas irão estar bem mais cheias que o normal, só vale lembrar e estar preparado para isso.

Mas fora das regiões serranas e turísticas, tem sim boas opções de cervejaria em perímetro urbano. Falando de Vitória, uma boa pedida é a Cervejaria Fratelli Reggiani, em Jardim da Penha. Um espaço mega bonito e agradável. E que vale a pena falar que eles são pet friendlys, um local que aceita animais de estimação. om certeza é um ótimo local para o pai de pet cervejeiro. 

Comida com pegada histórica

Se você está ou pretende vir para a Grande Vitória, então o Centro de Vitória é um destino que vale a visita. Além de poder fazer um passeio histórico pelo local, existe uma gama de opções fantásticas. Começando lá na Rua do Rosário, tem o Bistrô e Ateliê A Oca, com ambiente alternativo e requintado, assim como seu cardápio de comidas e drinks. Ele tem lotado, então, vale entrar em contato e tentar reservas. Chegando na Rua Sete, vamos de tradicionais bares como Bimbo Bar e Bar da Praça, que usam e abusam do calçadão da Rua Sete e são ótimos para beber cerveja gelada e comer comida de boteco – quem não ama?

Seguindo ainda na Rua Sete, você vai encontrar o tradicional Bar do Nei, que é o típico boteco de rua com a cara do Centro. Ainda seguindo a rua da bagunça no centro, você vai chegar a uma sensação do momento: o Boteco da Panela, de frente para a Escadaria Piedade, que é um cartão postal moderno do Centro. No Panela, vale pedir a coxinha de costela (fica nossa super dica de pedido). Ali do lado, está o famoso Bar da Zilda, onde o samba sempre rola solto e mais à frente o Casa 7, casa de shows que vale a pena ser conhecida. Ambas essas duas últimas opções podem não ter programação neste domingo, mas vale citar elas para outros momentos de visita ao centro com certeza. 

Mas nem só de Rua Sete vive o Centro, a Rua Gama Rosa tem as opções clássicas e charmosas do Centro, como a Casa de Bamba, local típico de shows de samba, e o Grappino, que vai funcionar nessa data para almoço dos dia dos pais com reservas (deem uma olhada no Instagram oficial deles @grappinovix). E em uma rua paralela a Rua Gama Rosa, na Rua Prof. Baltazar, tem o Jardim Secreto do Centro, um restaurante novo e com um ambiente super aconchegante ideal para pais mais tranquilos.

Opções no Centro não faltam.

Chopp em casa

Mas se sair ainda não é uma opção e ficar em casa é uma pedida melhor, que tal reunir a família e contratar uma chopeira? Acreditem, se o número de bebedores é considerável, vale muito a pena. Se seu pai é cervejeiro, esse é um super presente (que rateado entre os filhos, primos e amigos) fica bem viável. Dependendo da marca, a chopeira com 30 litros pode variar entre R$350,00 até R$750,00. Subindo para 50 litros, às vezes a diferença de preço não aumenta tanto e compensa. Se a família é grande ou a turma é boa, é uma ótima sugestão.

A dica extra nesse caso é pedir a chopeira no sábado, se for um grupo um pouco menor, daí começa a bebemorar no sábado mesmo e estende o festejo até o domingo. 

Não importa o estilo do seu pai ou a forma como vai comemorar, nem se vai poder rolar ou não presente nesse Dia dos Pais. Nas nossas sugestões, as opções vão de 0800 – de graça – até as experiências mais caprichadas. O importante é aproveitar esse PAI e demonstrar a importância que ele tem para vocês. Feliz Dia dos Pais!

SEGMENTOS
SELOS

ETIQUETAS

Leia também

SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS
SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS

2024 - Todos os direitos reservados