23/03/2021 - Autor: Equipe Porankatu



Diversão sem sair de casa?

Compartilhe

A pandemia do Covid-19 que se iniciou no final de 2019, fincou suas raízes na nossa sociedade, e não tem data marcada para ir embora. Por conta disso, muitas pessoas tiveram que se reinventar, e começaram a pensar em novas formas de se divertirem sem sair de casa.

A maioria das pessoas se veem sem alternativas para onde correr e fugir dessa realidade, mas a verdade é que não tem para onde ir. 

Com crianças presas em casa, os pais precisam encontrar alternativas para manter a criançada ocupada, e gastando as energias.

As festas pararam, muitas empresas fecharam por se verem sem alternativas.

Mas, a realidade é uma só: essa doença ainda ficará entre nós por um bom tempo, e devido a isso precisamos começar uma nova adaptação.

Como dar o primeiro passo para começar a se divertir sem sair de casa

Primeiramente precisamos estar dispostos a entender o período sério pelo qual estamos passando. A covid-19 até março de 2021 registrou mais de 2 milhões de mortes por todo o mundo. Com esses números tão expressivos, precisamos respeitar as medidas sanitárias, e compreender a importância de ficar em casa. 

Ficar em casa nem sempre é uma coisa chata e entediante. Às vezes só precisamos nos descobrir e inventar novas formas de adaptação e diversão.

Se você tem crianças em casa, acredito que a coisa esteja bem difícil, mas para começar a melhorar só depende de você. Precisamos sempre deixar claro e explicar para as crianças a periculosidade dessa doença, para que ela cresça um adulto consciente e compreensivo. 

O que fazer com as crianças confinadas dentro de casa?

É importante nesse momento que os pais mantenham sempre uma rede forte de conversa e comunicação com o filho, ajudando nas tarefas de escola, e impondo uma rotina, afinal, a pandemia não é sinônimo de férias. Por isso a rotina é extremamente importante, principalmente com a finalidade de impor limites. Mas é muito vasta a lista de coisas que podem ser feita durante o confinamento:

  • Assistir filmes, séries infantis, de preferência junto com toda a família  pelo menos uma vez ao dia. Sabemos que a rotina dos pais é muito cansativa, mas essa relação próxima é muito importante para a criança que está sem ver os coleguinhas;
  • Alugar brinquedos como cama-elástica, piscina de bolinhas, entre outros, para que as crianças possam ter a sensação de estar fazendo uma atividade diferente, mesmo que dentro da própria casa. O aluguel de brinquedos, além de ser benéfico à criança, promove uma movimentação na economia dos donos de brinquedos que estavam parados devido à pandemia;
  • Realizar estudos sempre além das tarefas. Proponha à criança uma pesquisa sobre determinado tema que ela goste, com recortes de revistas, frases, e informações. Pode ser sobre astronautas, médicos, dinossauros, e afins. 
  • Aproveite o tempo para ensinar para a criança alguns valores, e a importância do serviço doméstico. Tire um tempo para ensinar os filhos a lavar louça, fazer comida, e até mesmo tratar de assuntos que as escolas não ensinam.
  • Invente jogos, crie desafios diários para que as crianças possam estar sempre desenvolvendo sua capacidade criativa e cognitiva. 
  • Tire um dia da semana para levar seu filho para dar uma volta de carro, e sair um pouco de casa. Fique sempre atento às medidas de segurança.
  • Se for possível e seguro, combine com um amigo de brincar com seu filho, mas sem colocar a vida deles em risco. 
  • Faça acampamentos na sala, festa do pijama, enfim. Se adapte de forma leve, e tudo ficará bem.
  • Seja sempre compreensível e amigo do seu filho. Ele também está se adaptando a uma nova fase.

Muitas dessas medidas estão sendo tomadas pelos pais, e têm sido muito bem acolhidas pela sociedade e por outros pais.

Arte e artesanato com crianças
Arte com as crianças é sempre uma ótima atividade e eles sempre adoram.

Como se divertir se na sua casa morarem somente adultos

Não desanime! Temos visto muitas pessoas sem perspectiva e depressivas por estarem presas em casa. Muitas pessoas deixaram de se cuidar, de se importar com elas mesmas, e isso não pode acontecer. Isso é uma fase, e logo irá passar. Você precisa levantar e “sacudir a poeira”, para que coisas boas possam chegar até você.

Algumas sugestões para adultos se divertirem sem sair de casa são:

  • Assistir filmes, séries, ler um bom livro;
  • Encomendar comida e bebida de locais que estejam trabalhando por delivery. Além de desafogar os serviços domésticos, ainda ajudam os empreendedores que perderam tanto com a pandemia. 
  • Fazer compras online de produtos que você queria desde antes da pandemia.
  • Manter sempre o diálogo e comunicação com seu companheiro.
  • Mudar a casa, como trocando móveis de lugar, comprando novos enfeites ou móveis.
  • Se arriscar na cozinha fazendo aquela receitinha que você sempre quis fazer mas tinha medo de dar errado.
  • Criar coisas novas, como comidas, bebidas, jogos.
Se não dá para aglomerar em momentos de Lockdown, reunir-se com o núcleo e festejar ajuda a aliviar a tensão.

O crescimento dos empreendedores que mantiveram suas atividades em delivery

É nítido que os pequenos comércios foram os que mais sofreram durante a pandemia do covid-19. Porém com milhares de alternativas ao que chamamos de “reinventar” muitas empresas mantiveram suas atividades para o público que está dentro de casa.

O aluguel de brinquedos de festa, como escorregador, cama elástica se tornou uma alternativa imensamente viável aos pais das crianças que estão confinadas. As empresas que começaram a alugar para particulares conseguiram se manter, e continuar trabalhando, ainda que em ritmo muito mais lento. Porém, o importante é sempre não parar. 

Para aqueles empreendedores que trabalham com comidas e grandes eventos, os deliverys de comida continuaram funcionando, inclusive de forma mais direcionada. Trabalham por encomenda, e ainda que tenha caído muito a quantidade de vendas, continuam vendendo seus produtos.

Deliverys de bebidas alcoólicas, como cerveja, chopp tiveram uma alta gigantesca de pedidos, deixando demonstrado que para você querer se divertir, basta se reinventar, e enxergar sempre uma solução para as coisas que parecem não ter saída. 

De certa forma, a pandemia que devastou pequenos empreendedores está sendo adaptada à nossa realidade, e pouco a pouco vamos nos reestruturando e sobrevivendo da maneira que podemos.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para se divertir? Encomende aquela comida gostosa, ou se arrisque naquela receita nova. O importante é não desanimar! 

SEGMENTOS

SELOS

ETIQUETAS

Leia também

SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS
SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS

2024 - Todos os direitos reservados