18/05/2021 - Autor: Equipe Porankatu



Divirta-se aprendendo coisas inusitadas

Compartilhe

Em tempos difíceis, fazer coisas inusitadas acabam salvando nosso tempo ocioso e sanidade mental. Estamos vivendo uma época muito complicada devido à pandemia do covid-19, iniciada no final do ano de 2019. Sem data certa para acabar, muitas pessoas precisaram mudar seus estilos de vida e começaram a se reinventar procurando formas alternativas de se divertir aprendendo coisas diferentes.

Muitas doenças começaram a se manifestar de diversas formas, e a ansiedade e a depressão estão tomando conta desse período de isolamento social. É de extrema importância mantermos o nosso corpo e mente sempre sadios, através de práticas de esportes, lendo livros, assistindo filmes, dentre outras coisas, que ajudam a ocupar a cabeça e se distrair. Para esse período é muito importante que a gente siga sempre aprendendo coisas inusitadas. Aproveitar o período de isolamento para fazer coisas que nunca fizemos é uma ótima opção para colocarmos em prática aquelas vontades antigas que temos desde pequenos. 

Você quer se divertir aprendendo coisas inusitadas? Então acompanhe a gente nesse artigo, que vamos trazer diversas atividades para que você possa distrair sua mente e manter seu corpo todo saudável.

Tipos de coisas inusitadas que você pode aprender

É importante que você pratique sempre aquela atividade que tem vontade, e que saia um pouco do comum, das coisas que você já está acostumado a fazer. Isso ajuda muito no desenvolvimento mental, afastando algumas doenças como a depressão e a ansiedade. Confira abaixo algumas atividades e divirta-se aprendendo coisas inusitadas:

Bonsai

Para os amantes de plantas que querem cuidar de uma árvore mas não têm muito espaço em casa, os bonsais são excelentes opções. Essa prática veio da China e foi difundida no Japão. Requer muito cuidado e técnica para que seja modelado e controlado de acordo com o tamanho que você deseja deixar. São cultivados em vasos, e podem gerar inclusive flores e frutas. Na hora de comprar seu bonsai é importante se atentar para alguns aspectos, como o local que ele será colocado, fatores como a luminosidade, água, solo, entre outros.

Em geral, os bonsais costumam precisar de  três horas de sol por dia, já a quantidade de água depende da espécie, mas precisa ficar atento para não deixar toda a água secar. Isso pode danificar sua planta. Quanto mais jovem o bonsai, mais cuidados ele requer, principalmente para ser moldado.

Antes de comprar seu bonsai, você deve analisar o aspecto da árvore, se informar sobre as folhas, tronco, e além desses cuidados obter todas as informações necessárias com o vendedor para que sua planta cresça sempre saudável. Eles podem ser cultivados em área interna ou externa, desde que haja bastante ventilação e luminosidade. Assim como todas as plantas, as doenças podem aparecer, geralmente causadas pela falta de luz e ventilação, ou umidade. É necessário que seja adubada para reforçar o crescimento.

Cultivando bonsai
Cuidar de bonsai é uma pratica que exige comprometimento e paciência.

Jardinagem

Se bonsais são muito complexos e exigem mais cuidados e atenção, uma solução na mesma pegada é a jardinagem. Se nunca cultivou nenhuma planta ou não cultiva a muito tempo, uma boa opção é começar com pequenas plantas em vasos. Assim como os bonsais, cada espécie exige cuidados específicos, mas hoje com a internet não é difícil encontrar dicas de cuidados com plantas. Plantas podem nos relaxar, semelhante a pets e muitos adoram conversar com elas e há estudos que mostram que essa prática faz com que elas cresçam mais saudáveis.

Praticando Jardinagem
Escolha plantas que exijam menos cuidados e manutenções, caso não tenha tempo ou prática.

Artesanato

Outra prática que tem sido muito adorada ultimamente são os artesanatos. O trabalho manual possibilita a distração da mente, sendo inclusive adotada em tratamentos de recuperação de viciados em drogas, estimulando o desenvolvimento mental e psíquico dessas pessoas, fazendo com que elas se distraiam o suficiente para não sentirem abstinência. Durante a pandemia do covid-19 além do artesanato estar servindo como uma espécie de fuga da realidade por aqueles que amam trabalhar com as mãos, também tem sido uma prática adotada por todos aqueles que procuram uma renda extra, vendendo seus produtos. O artesanato pode compreender diversas formas, podendo ser feito com papel, plástico, lã, linha, e até mesmo alimentos. 

O artesanato sempre foi uma prática conhecida e popularizada, principalmente nas escolinhas primárias, onde aprendemos a desenvolver nossas primeiras habilidades.

Através do artesanato, uma série de benefícios são encontrados. Você pode reaproveitar materiais, reciclando e dando uma nova finalidade a eles. Ajuda na expressão de sentimentos que geralmente não conseguimos expressar em palavras; estimula a criatividade; exercita o cérebro e a coordenação motora; ajuda no tratamento de doenças crônicas e transtornos psicológicos, dentre milhares e outros benefícios. Principalmente para esse período de pandemia, abuse da sua criatividade e pratique o artesanato. Divirta-se aprendendo coisas inusitadas.

Artesanato
Lembre-se de forrar o espaço que for usar e usar roupas velhas, mesmo de avental, para não correr o risco de manchar nada.

Pintura

“Espera! Mas não já falou sobre artesanato no tópico acima?” Sim, falamos, mas pintura, apesar de ser uma arte manual igual ao artesanato, tem suas próprias métricas e estilos. Não precisa ser pintor profissional ou tentar criar um quadro impressionista ou realista. Para pintar, basta querer. É muito agradável o ato de pintar, planejar o que será pintado, riscar a base, escolher as cores. É com certeza uma atividade relaxante e vai ajudar significativamente nesse momento de isolamento e tensão. Existem diversos micro cursos gratuitos no Youtube e outras plataformas de ensino online sobre pintura. Para fazer quadros elaborados, com certeza exige técnica e experiência, mas para iniciar esse hobby e arte, os vídeos da internet irão te auxiliar muito bem na introdução dessa prática. Depois, caso se apaixone pela pintura, vale a pena fazer cursos para melhorar sua técnica.

Pintando
comece com pinturas abstratas, elas te ajudam a compreender melhor as pinceladas, misturas de cores e tempo de secagem de cada camada.

Faça tours online

Por conta da pandemia, o fechamento de bibliotecas, museus, pinacotecas, parques e vários ambientes de lazer e cultura foram fechados. Com o fechamento físico desses ambientes, muitos deles disponibilizam a opção online para que você não se sinta tão distante dessas atividades culturais. Melhor que isso, é saber que essas tours virtuais são disponibilizadas em todo o mundo. Se você é um amante da arte, com certeza vai querer se aventurar pelas tours online de alguns museus famosos como o Museu do Amanhã ou o Museu do Louvre.

Fazendo tour virtual por museus
Existem diversos locais que oferecem tour virtual, além de museus.

Faça piqueniques no quintal

Principalmente se sua casa tiver crianças, é uma ótima opção realizar atividades desse tipo. Além de ser inovador para as crianças, os adultos também podem se divertir muito e passar um tempo diferente daquele que estão acostumados, podendo sair um pouco da rotina cansativa do dia a dia. E se mora em apartamento, não precisa reclamar e usar isso como desculpa para não tentar. Faça esse piquenique na varanda ou no chão da sala. Coloque vídeos e sons da natureza na tv e permita-se essa experiência diferente. Por mais bobo que pareça ao imaginar a cena, caso não tenha crianças, cada momento diferente criado fará diferença nesses dias de isolamento.

Piquenique no quintal
Seja no quintal, na varanda do apartamento ou na sala. Experimente e acreditamos bastante de que irá gostar.

Dance

Que tal juntar atividade física com algo prazeroso. Sim! Se ama dançar, esse período de isolamento é perfeito para aprender as coreografias das músicas que você gosta de escutar e dançar. Hoje, os próprios artistas postam diversos vídeos na internet ensinando suas coreografias. Tire um tempo e se permita dançar, aprender e se preparar para os próximos bailes e carnavais que virão.

Aprendendo coreografias em casa através de vídeos online
Aprender coreografias através de vídeos também é uma boa maneira de fazer as crianças se exercitarem.

Divirta-se aprendendo coisa inusitadas

É importante para que você se divirta, a prática de atividades incomuns, que você não pratica usualmente. Sair da rotina é de extrema importância para aqueles que desejam se divertir aprendendo coisas inusitadas. Sempre devemos nos dedicar a fazer a aprender coisas que não praticamos usualmente para que não caiam na rotina. Para nos reinventarmos precisamos buscar práticas inusitadas e que nos deixem bem e felizes. Lembre-se sempre, não é rídiculo ou vergonhoso se te faz feliz e não faz mal a ninguém. E aí, está preparado para cultivar seu bonsai ou alguma plantinha, fazer aquela arte abstrata? Realizar aquele piquenique divertido? Conhecer museus e lugares de maneira digital ou aprender a coreografia das músicas do momento? Esperamos que esse artigo possa te ajudar. 

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como se divertir aprendendo coisas inusitadas, escreva pra gente quais foram as coisas mais inusitadas que vocês fizeram durante a pandemia e compartilhem outras práticas que andam fazendo. Vamos adorar compartilhar suas sugestões com todo mundo.

SEGMENTOS

SELOS

ETIQUETAS

Leia também

SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS
SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS

2024 - Todos os direitos reservados