05/05/2022 - Autor: Wagner Souto



O que tem de bom no Espírito Santo?

Compartilhe

Visitar nas férias, num feriado ou no final de semana?

Já visitou ou conhece de fato todo potencial do Espírito Santo? Se você acredita que a vida é curta e que não vale a pena gastar seu escasso tempo e valioso dinheiro repetindo viagens, já percebeu que no Brasil ter experiências variadas é um desafio maior do que em outras grandes nações como Austrália, China e EUA, ou até entre os “pequenos” países da Europa. Nosso país não possui uma malha hidroferroviária que permite deslocamentos de passageiros pelo território. E os aeroportos se concentram nas capitais estaduais e em algumas grandes cidades. Resta-nos as rodovias, desde que estejamos dispostos a perder alguns dias indo e outros dias voltando, dirigindo aos locais incríveis que vemos nas redes sociais.

Diante dessa realidade, viajar pelo Brasil num feriado pode ser dividido em duas situações: 1 – as pessoas procuram por destinos onde possam ir, em algumas horas, de ônibus ou de carro próprio. Nosso país é tropical, queremos nos refrescar, e procuramos pelas praias, rios, cachoeiras, lagos e montanhas mais próximos. Não é preciso ser um grande matemático para entender que, após alguns feriados, as opções disponíveis, logo, logo, se esgotam. 2 – as pessoas procuram por destinos onde possam ir, em algumas horas, de avião. A malha aérea brasileira não é muito amigável com o viajante, porque ou ele deve estar disposto a pagar uma fortuna pelo deslocamento direto ou irá passar por conexões inexplicáveis para se deslocar pelo país, gastando horas importantes do seu precioso feriado. Por isso, normalmente, se deixa para viajar somente nas férias, quando se tem mais dias disponíveis. Há uma terceira situação: 3 – as pessoas simplesmente decidem não viajar.

Enfim, se você não quer retornar a um destino “próximo” de onde vive, não aguenta mais voltar para Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo, que são os grandes hubs de conexão no país, não pretende enfrentar novamente o engarrafamento de feriado, não quer esperar pelas próximas grandes férias, já conhece boa parte das capitais do Brasil e das praias do Nordeste, mas está pensando em aproveitar um período de folga que se aproxima, e ainda não sabe para onde ir? Bingo! Esse artigo foi escrito para você. Duas grandes questões que um viajante se depara quando está disposto a conhecer um novo lugar são: o que fazer de bom lá? E como chegar? Vamos explicar aqui como vir voando a Vitória do Espírito Santo, citar alguns destinos incríveis fora da capital, e como ir para lá.

Como voar para o Espírito Santo?

Como a ideia aqui é fazer você aproveitar ao máximo seu curto período de tempo, seja ele um feriado, folga ou simplesmente um final de semana, pesquisamos por voos diretos existentes de ida e volta entre Vitória e outras capitais do Brasil. Nos concentramos em encontrar voos desde a tarde até meia noite, assim seria possível você vir numa sexta-feira e retornar no domingo. Há vários voos de ida e volta de/para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Isso é novidade para vocês? Rs. Encontramos também várias opções para Belo Horizonte. Afinal, Minas e ES são inseparáveis. E existe pelo menos um voo de ida e volta de/para Campinas, Recife e Salvador.

Painel de controle, aeroporto de Vitória - Espírito Santo
Imagem do Painel de controle dos Voos, Aeroporto de Vitória

Voos diretos da Capital para Vitória (VIX)

CapitalEmpresaPartidaChegada
São Paulo (GRU)Gol16h3518h00
São Paulo (GRU)Latam17h4019h00
Rio de Janeiro (SDU)Azul22h0523h10
Rio de Janeiro (SDU)Gol14h4015h45
Rio de Janeiro (SDU)Gol21h4522h50
Rio de Janeiro (SDU)Latam13h0014h00
Brasília (BSB)Latam17h4019h25
Belo Horizonte (CNF)Azul15h0016h00
Belo Horizonte (CNF)Azul17h2018h25
Belo Horizonte (CNF)Azul22h3523h40
Campinas (VCP)Azul17h1018h45
Recife (REC)Azul22h0500h30
Salvador (SSA)Gol15h0016h35
Pesquisa realizada em março de 2022.

Voos diretos de Vitória (VIX) para Capital

CapitalEmpresaPartidaChegada
São Paulo (CGH)Gol16h5018h25
São Paulo (CGH)Gol19h0020h30
São Paulo (CGH)Latam17h5019h30
São Paulo (CGH)Latam18h0519h45
São Paulo (CGH)Latam19h1020h50
São Paulo (CGH)Latam20h0521h45
Rio de Janeiro (SDU)Azul14h3515h40
Rio de Janeiro (SDU)Gol13h3514h45
Rio de Janeiro (SDU)Gol16h2517h35
Rio de Janeiro (SDU)Gol17h1518h25
Rio de Janeiro (SDU)Latam14h5015h55
Brasília (BSB)Latam17h4019h25
Brasília (BSB)Latam19h5521h40
Belo Horizonte (CNF)Azul14h2515h25
Belo Horizonte (CNF)Azul19h1020h10
Belo Horizonte (CNF)Latam14h0515h10
Campinas (VCP)Azul15h3017h10
Campinas (VCP)Azul19h3521h15
Recife (REC)Não encontrado==x====x==
Salvador (SSA)Gol23h0500h35
Pesquisa realizada em março de 2022.

Voos diretos são mais caros! Concordamos! Mas se você comprar com bastante antecedência ou aproveitar promoções que rolam de vez em quando, dá para encaixar no seu bolso. Viu, como dá para chegar aqui rapidinho? O voo direto mais longo é o do Recife que demora 2h30. Além disso, o aeroporto de Vitória (VIX) fica no meio da área urbana da capital, próximo da grande maioria dos hotéis e distante apenas 14 km da rodoviária (< 30 min de carro). Como todo bom aeroporto, há várias empresas que alugam veículos que são entregues próximo ao desembarque. Caso vá usar o serviço de táxi, logo após o portão de saída do desembarque, verá um pequeno balcão. Fale com o atendente, que o informará o valor a ser pago quando avisar para onde vai. Ele também chamará o motorista para você.

Portão de desembarque | Bancada de atendimento para solicitação de taxi no aeroporto de Vitória Espírito Santo
Portão de desembarque | Bancada de atendimento para solicitação de taxi

O que fazer na Grande Vitória?

Se pretende usar transporte público, antes terá que obter na máquina de autoatendimento, que está localizada em frente ao balcão de informações no desembarque com cartão de débito ou crédito, o CartãoGV por R$ 10,00 (abril/2022) convertidos em créditos, pois não é mais possível pagar o ônibus com dinheiro. Assim que sair pelo portão de saída do desembarque, você conseguirá visualizar um ponto de ônibus de metal e vidro do outro lado da primeira via à direita, onde param as linhas 539 e 541, que ligam os Terminais de Carapina (Serra) aos de Jardim América (Cariacica) e Vila Velha (Vila Velha). Os itinerários e horários podem ser encontrados no site da Ceturb.

Ponto de ônibus próximo a saída do portão de desembarque | Painel eletrônico para compra de cartão para transporte público em Vitória (GVBus) Espírito Santo
Ponto de ônibus próximo a saída do portão de desembarque | Painel eletrônico para compra de cartão para transporte público em Vitória (GVBus)

A depender do horário de chegada e do local onde vai se hospedar, ainda dá tempo de jantar em algum restaurante e depois esticar em um barzinho, que podem ser encontrados:

  • no “Triângulo”, região no entorno das Ruas Aleixo Neto e Joaquim Lírio no Bairro Praia do Canto em Vitória;
  • na Av. Anísio Fernandes Coelho, conhecida como “Rua da Lama”, próximo a Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória;
  • na Av. Dante Michelini, na orla do Bairro Jardim da Penha em Vitória; 
  • na Av. Randulpho Barbosa dos Santos no Bairro Jardim Camburi, em Vitória;
  • nas Ruas Gama Rosa e Sete de Setembro, no Centro de Vitória;
  • no entorno da esquina da Av. da Praia com a Rua Deolindo Perim no Bairro Itapoã em Vila Velha;
  • na Av. Central do Bairro Laranjeiras, na Serra.

Há várias opções em todos estes lugares, mas não vamos citá-los aqui para não ficar de mal com ninguém. Rs.

Se for ficar na Grande Vitória, recomendamos realizar os passeios de um dia inteiro Capixaba Bustour, que apresenta dentre outros pontos o Farol de Santa Luzia e o Centro de Vitória, e City Tour Vitória Vila Velha, que leva você também ao Convento da Penha (parada obrigatória). Se estiver de carro alugado ou próprio, considere visitar a Igreja dos Reis Magos, de São João de Carapina e as ruínas da Igreja de São José do Queimado, no município da Serra. Ainda tem os imperdíveis mirantes do Parque da Fonte Grande, Museu Solar de Monjardim e as visitas guiadas dentro do Palácio Anchieta, em Vitória, e o Museu da Vale, Museu Homero Massena e Casa da Memória de Vila Velha, em Vila Velha. Quer chorar de tanto rir? Assista comédias stand-up no Vix Comedy Club. E, claro, não perca a oportunidade de provar a moqueca e a torta capixabas em algum restaurante.

Ônibus turístico Capixaba Buss Tour | Moqueca Capixaba acompanhada de arroz e pirão | Convento da Penha
Ônibus turístico Capixaba Bustour | Moqueca Capixaba acompanhada de arroz e pirão | Convento da Penha

O que fazer no litoral?

Com 410 km de extensão, não falta praia para ser visitada! As mais disputadas são as praias da Vila de Itaúnas em Conceição da Barra, com quiosques após uma curta caminhada sobre as dunas, Praia de Guriri em São Mateus, Praia de Coqueiral de Aracruz em Aracruz, Praia Grande em Fundão, Praias de Jacaraípe e de Manguinhos na Serra, Praia da Guarderia e da Curva da Jurema com seus quiosques em Vitória, Praia da Sereia, da Costa e de Itaparica em Vila Velha, Praia do Morro, das Castanheiras, da Peracanga e da Bacutia (disputadíssima no verão) em Guarapari, que é um balneário por excelência, Praias da Areia Preta e de Iriri em Anchieta, e Praia de Itaóca em Itapemirim, só para citar algumas. Os calçadões mais movimentados são os das Praias de Jacaraípe (Serra), de Camburi (Vitória), da Costa (Vila Velha) e das Castanheiras (Guarapari). E aproveite para provar o peixe Peroá frito inteiro ou em postas.

Dunas de Itaúnas, Municipio de Conceição da Barra | Curva da Jurema, praia urbana de Vitória | Praia do Morro, Município de Guarapari, Espírito Santo
Dunas de Itaúnas, Municipio de Conceição da Barra | Curva da Jurema, praia urbana de Vitória | Praia do Morro, Município de Guarapari

Ainda dá para fazer passeios náuticos na Foz do Rio Piraquê-Açu com a Viking Ecoturismo  (@naujubarte) e Luiza Turismo (@princesinhadomarescuna), pela ilha de Vitória com Capitão Grilo (@capitaogriloes), para ilhas Pituã e Itatiaia em Vila Velha com a Equipe Jamaica (@divulga_ilhas_itatiaia_e_pitua), pelas ilhas do Cabrito e do Francês com Capitão Grilo (@capitaogriloes), Escuna Leid’Ana (@escunaleidana) e Escuna Shaula (@escuna_shaula), e pelo litoral de Guarapari com Capitão Grilo (@capitaogriloes) e outras empresas. E visitar pelo menos um dos belos parques aquáticos do Estado, como o Guriri Beach Acqua Park em São Mateus, Fazenda Parque Vale do Moxuara em Cariacica, Aquamania em Guarapari e Hotel Fazenda China Park em Domingos Martins. Só para citar alguns.

Passeio de Barco, Ilha do Francês, Município de Itapemirim | Ilhas Itatiaia, Vila Velha | Acquamania Parque Aquático, Guarapari
Passeio de Barco, Ilha do Francês, Município de Itapemirim | Ilhas Itatiaia, Vila Velha | Acquamania Parque Aquático, Guarapari

O que fazer no interior?

Se o seu plano é estender sua estadia para se aventurar ou ter experiências gastronômicas pelo interior do Estado, sugerimos assistir nossa série Papo Porankatu Expedição ES.

Lembramos que o Espírito Santo é pequeno, onde a cidade mais distante pode ser alcançada em apenas 5 horas de carro. As principais rodovias são a BR-262, que conecta Vitória a Belo Horizonte, passando pela região serrana, e a BR-101, que corta o Estado de Norte a Sul, está em duplicação (abril/2022) e possui vários pedágios. Caso pretenda viajar de ônibus a partir da Rodoviária de Vitória, a empresa Viação Águia Branca atende praticamente todo interior do Estado e é a mais usada pelos capixabas. Se pretende ir a Santa Teresa, destino gastronômico imperdível, recomendamos a Viação Lírio dos Vales. E a Viação Alvorada possui um serviço de conexão da região de Guarapari ao Aeroporto de Vitória, que sai bem mais em conta do que contratar táxis e traslados.

ônibus da Viação Águia Branca | ônibus da viação Lírio dos Vales | ônibus da Viação Alvorada. Viações de ônibus do Espírito Santo
ônibus da Viação Águia Branca | ônibus da viação Lírio dos Vales | ônibus da Viação Alvorada

Acreditamos que as palavras que definem melhor o interior do Espírito Santo são: frio, aventura e gastronomia. Entre maio e setembro, as temperaturas caem e as chuvas cessam, caracterizando a temporada do frio, que pode chegar facilmente a menos de 15 ⁰C. As cidades de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Santa Teresa lideram as opções de hotéis, restaurantes, cervejarias, vinícolas, comidas típicas, experiências recreativas e turísticas da região serrana capixaba. Inclusive, uma delas que já fomos mais de uma vez foi no Zoo Park da Montanha (@zooparkdamontanhaoficial). Fica a dica. Esse período frio e com céu limpo também facilita as escaladas (@ecotrilhasbrasil e @planetavertical), rapéis (@up.rope_adventure), saltos (@skydiveguarapari) e voos (@voolivrest). Por isso recomendamos conhecerem o Parque Nacional do Caparaó, utilizando a entrada do distrito de Pedra Menina em Dores do Rio Preto, o Parque Estadual do Forno Grande em Castelo, o Parque Estadual da Pedra Azul em Domingos Martins, que possui o ponto turístico mais famoso da região, a Pedra Azul, e o Monumento Natural dos Pontões Capixabas (sem site, informações com @cicerotesch13).

Pedra Azul, Domingos Martins | Zoo Park da Montanha, Marechal Floriano | Museu de Biologia Mello Leitão, Santa Teresa
Pedra Azul, Domingos Martins | Zoo Park da Montanha, Marechal Floriano | Museu de Biologia Mello Leitão, Santa Teresa

E para encerrarmos, nossa última dica vai para quem nunca viajou de trem, pois há poucas opções no Brasil. É possível viajar entre Cariacica, saindo da Estação Pedro Nolasco, que fica próximo da rodoviária de Vitória (do outro lado da baía), e Belo Horizonte pelo Trem da Vale, gastando 14h em todo o trajeto. Pode-se, inclusive, ficar nas cidades do caminho, tanto em Minas quanto no Espírito Santo. Caso não aguente um passeio tão longo, uma boa opção é descer em Colatina (duração 2h30). Há um trem diário de ida, saindo às 07h00 e outro de volta, chegando às 20h30. 

Estação de trem Pedro Nolasco, Cariacica | Trecho de viagem entre Vitória (ES) - Belo Horizonte (MG)
Estação de trem Pedro Nolasco, Cariacica | Trecho de viagem entre Vitória (ES) – Belo Horizonte (MG)

Bem… esperamos que com estas informações, vocês possam escolher o Espírito Santo como seu próximo destino turístico, e se encantar com nosso calor, frio, cheiros, sabores e cultura, com bastante segurança. Esse é o papel da Porankatu. E ótima diversão!

SEGMENTOS

SELOS

ETIQUETAS

Leia também

SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS

2024 - Todos os direitos reservados