22/04/2021 - Autor: Equipe Porankatu



Passeios ecológicos: 6 motivos para serem a sua próxima escolha

Compartilhe

O que te vem à cabeça quando pensa em passeios ecológicos? Se você é do tipo que torce o nariz e já se imagina no meio de uma floresta, em uma barraca de acampamento, sem energia elétrica e sem chuveiro de água quente, está na hora de rever seus conceitos! 

Os passeios ecológicos têm aumentado muito nos últimos anos e mesmo com a pandemia continuou crescendo, já que é um passeio um pouco mais seguro, levando em consideração que ao ar livre as chances de contaminação por covid-19 são menores. 

Mas, se você ainda não se vê encarando esse tipo de diversão, vamos te ajudar com 6 motivos para você calçar os tênis e começar a planejar o seu próximo passeio. 

O que são os passeios ecológicos? 

O ecossistema é a interação dos seres vivos e do ambiente onde vivem. A ecologia é o estudo do ecossistema. Por isso, para pensar em ecologia e turismo da mesma forma, é necessário lembrar que esse passeio deve respeitar o meio ambiente, ou seja, não deve prejudicá-lo! Outra características dos ecopasseios ou ecoturismo é que ele ajuda o viajante a aprender um pouco mais sobre aquele ambiente e sobre como as coisas funcionam na natureza. 

Ao observar e sentir a natureza, somos capazes de aprender sobre as suas funções e mecanismos. Nas viagens eco-friendly você vai se envolver em atividades que permitem explorar o ambiente natural sem denegrir ou prejudicá-lo. Isso proporciona, ao mesmo tempo, conscientização e proteção. 

Passeios ecológicos e passeios rurais tendem a ter uma pegada bem similar, muitas vezes difíceis de se diferenciar para quem é natural de centros urbanos. Em ambos os passeios é possível estar em contato com a terra e com a natureza. Porém, um tem o foco especial em conhecer as belezas naturais intactas ou preservadas pelo homem, o outro, te coloca em conexão com a terra e com tudo que ela pode produzir, consequentemente, possibilita o contato com a natureza.

Além disso, existem 3 pilares fundamentais quando o assunto são os passeios ecológicos: os passeios devem conservar a natureza e a cultura do local, o retorno econômico dos passeios deve ser revertido para as comunidades locais e sua preservação, e deve conscientizar o viajante e fazê-lo aprender algo sobre o ecossistema explorado. 

Motivos para encarar um – ou alguns – passeios ecológicos

1- Contribuir para a proteção ambiental

Como já dissemos, uma das características fundamentais dos passeios é que eles devem sempre focar em proteger o meio ambiente. Muitas pessoas envolvidas em promover o ecoturismo também se engajam em outras formas de proteger o meio ambiente, como por exemplo: o plantio de árvores e manutenção das trilhas. Além disso, boa parte dos lucros desses passeios também são revertidos para a comunidade local, o que ajuda a preservar o ambiente natural sem alterações ou degradação ambiental. Isso se chama exploração sustentável.

Outra parte do dinheiro também é usada para manter, proteger e preservar o meio ambiente naquelas áreas protegidas. 

Sustentabilidade e reflorestamento
Turismo ecológico bem estruturado pode contribuir para preservação e recuperação das áreas exploradas.

2- Contribuir para a preservação cultural

Apesar de não ser comum em todos os passeios ecológicos, alguns deles possibilitam visitação à populações regionais como povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Isso possibilita conhecer melhor suas culturas e modo de conviver com o meio-ambiente a sua volta. 

É sempre importante que o guia de turismo esteja atento e consiga passar todas as informações a respeito dessas culturas. As informações culturais devem ser sempre focadas, não só no aprendizado dos viajantes, mas também em como se portar perante e junto a eles. É crucial lembrar que precisamos respeitar ao máximo seus hábitos, costumes e tradições, uma vez que estes estão permitindo a nossa entrada em seu ambiente e convívio. 

Artigos e cultura local
Comunidades regionais podem preservar sua cultura com a exploração do turismo sustentável.

3- Comidas deliciosas e únicas

A culinária é uma parte incrível da cultura de todo lugar. O Brasil, por ser tão grande, encanta com a sua diversidade cultural e culinária. Quando vamos para algum lugar diferente, temos a chance de provar comidas que não conseguiriamos provar em qualquer outro lugar. E não se engane pensando que você precisa viajar para lugares muito distantes e outros estados para ter experiências gastronômicas diferentes. 

Um passeio pelo interior do seu estado, por exemplo, pode te levar a conhecer frutas e legumes que você nunca ouviu falar e que são bem regionais. 

O mesmo ocorre com alguns pratos que ainda são bem frequentes no interior mas que não são mais tão consumidos nas grandes cidades. Vale a pena se abrir ao novo e experimentar as preciosidades culinárias nos passeios ecológicos. 

Comidas típicas e regionais
Frutas, ingredientes, modos de preparo, pratos típicos, entre outros, muitas vezes só podem ser encontrados em regiões e culturas específicas.

4- Contato com a natureza

Um tanto quanto óbvio, mas importante de se falar, os passeios ecológicos nos colocam em contato direto com a natureza na sua forma mais pura e essencial. Ver a magnitude das árvores, a diversidade de plantas e flores, os formatos de folhas tão belos e variados. Possibilita o contato com animais que dificilmente ou jamais poderiam ser vistos em ambientes urbanos. Esses passeios nos proporcionam uma certa conexão espiritual, aos mais espiritualizados, com a natureza, já para os mais lógicos, é possível perceber os benefícios físicos e sensações de estar ali. Sentir o ar puro, a umidade de uma floresta, seus aromas e poder tocar suas texturas tão variáveis. Possibilita ouvir sons únicos e quase mágicos, como por exemplo, o som de riachos de pedras, farfalhar das folhas nas copas das árvores, estalar de galhos secos, cantos dos pássaros e sons dos animais que ali habitam. 

Somente quem já pode emergir em meio a natureza sabe o poder que o contato com ela nos proporciona. Além de aliviar a tensão e o estresse das obrigações do dia a dia, nos possibilita momentos de imersão pessoal, gerando uma sensação de recarga nas nossas baterias para mais uma jornada cotidiana.

Contato com a natureza em passeios ecológicos
Certas experiências e belezas só podem ser verdadeiramente vivenciadas em contato direto com a natureza.

5- Exercícios físicos e esportes diferentes

Muitos locais que oferecem passeios ecológicos incluem trilhas (que podem ser feitas de bicicleta ou a pé) e alguns outros esportes diferentes (e muitas vezes radicais)! 

Se você está em busca de experiências totalmente novas e que possam te levar a fazer mais exercícios físicos, com certeza um passeio ecológico é a opção certa para você. 

Além disso, os passeios ecológicos tem como bônus que enquanto você se exercita e faz a sua trilha, por exemplo, você pode contar com um ambiente natural, belo e único! Nada como ter a natureza como plano de fundo enquanto se exercita. 

Atividades em passeios ecológicos
Escaladas, trilhas, caminhadas em meio a pedras e florestas proporcionam experiências únicas.

6- Normalmente passeios ecológicos são mais baratos

A gente sabe que junto com a crise de saúde veio também uma crise financeira. Se você está procurando um passeio bom, bonito e barato, com certeza os passeios ecológicos devem estar na sua lista. 

Procure por cidades próximas da sua que tenham bons passeios ecológicos, calce o tênis e vá com o coração aberto, que eu tenho certeza que você encontrará muita coisa bonita para ver e com um preço acessível.

Além disso, também temos que lembrar que o turismo foi uma das áreas que mais foi afetada com o covid-19, então nada mais justo do que dar uma ajudinha nesse momento e ir visitar algum lugar bem legal sem gastar muito! 

Comendo em passeios ecológicos
Estadia, alimentação, entre outros recursos de uma viagem acabam sendo bem mais econômicos quando o destino não é amplamente disputado.

Gostou das nossas dicas de passeios ecológicos? Tem algum lugar legal que você foi ou que está pesquisando para ir e que gostaria de compartilhar conosco? Conte para nós! Vai ser muito legal saber um pouco mais das suas experiências!

SEGMENTOS

SELOS

ETIQUETAS

Leia também

SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS

2024 - Todos os direitos reservados