04/05/2021 - Autor: Equipe Porankatu



Viagem a trabalho: como aproveitar o tempo livre?

Compartilhe

Infelizmente viagem a trabalho ainda está fora de cogitação e a maioria das vezes as nossas reuniões presenciais e visitas à clientes se tornaram várias horas de chamadas online que estão longe de ser o ideal. Nem sempre a interação virtual é a mesma que a presencial e sempre é melhor e mais agradável resolver as coisas pessoalmente. 

Mas, ainda assim, há esperança! Estamos todos ansiosos para que a vacina finalmente imunize o máximo de pessoas e o mínimo para criar a imunidade de rebanho. Com isso todos nós poderemos voltar a viajar a trabalho e aproveitar o – pouco – tempo livre que nos sobra nessas viagens. Enquanto isso não acontece, que tal analisar, planejar e descobrir um pouco mais sobre como aproveitar o tempo livre em uma viagem a trabalho? 

Planeje-se

Se o planejamento já é essencial quando pensamos em viajar a lazer, tratando-se de viagem a trabalho, isso se acentua! 

Quando viajamos com intuito de turistar apenas, temos todo o tempo disponível para conhecer os lugares que queremos, comer onde sentimos vontade e fazer todas as atividades que desejarmos. 

Mas, quando o assunto é viagem a trabalho, pode ocorrer exatamente o oposto: o tempo é escasso e muitas vezes não conseguimos fazer nem metade do que gostaríamos. Por isso, se der para conhecer algum lugar, já está valendo. 

Lembre-se que o intuito da viagem é o trabalho, passear e conhecer a cidade é uma vantagem, se possível. Por isso, liste os lugares que realmente quer muito conhecer e procure saber mais sobre o clima da cidade, cultura, acolhimento. Se apaixonando pela estadia, ai vale o retorno como um bom e velho turista.

Selecione os locais que você mais deseja conhecer na sua viagem a trabalho 

Uma parte da organização deve ser dedicada a encontrar os lugares que você mais quer ir. Aqui o que vale é ter certeza dos seus dias e horários de funcionamentos, condições para visitação, como se exigem reservas ou compra antecipada e de que aquele lugar é algo que realmente vale a pena para você e seu gosto.

Tenha sempre planos B ou passeios reservas. Durante sua programação pode acontecer de a agenda sofrer alguma alteração e você tenha aquela folga inesperada. Aí fica fácil ir em lugares certeiros e não perder tempo precioso com idas sem sucesso.

O mesmo vale para restaurantes! Dependendo do local onde você estiver viajando, vale a pena visitar restaurantes mais regionais para conhecer a cultura do local, mas se você já sabe que não curte comida japonesa, por exemplo, não tem porque ir até um restaurante japonês, mesmo que ele seja super famoso! Cada refeição conta e pode ser uma excelente oportunidade de você conhecer lugares novos. 

Descobrindo os pontos turísticos de sua viagem a trabalho.
Organize seus destinos por distância e tempo. Os mais próximos e de visitação mais rápida sobem para o topo nas viagens a trabalho.

Visite os lugares próximos 

Geralmente, vemos vários lugares legais que queremos visitar e acabamos esquecendo de contabilizar o tempo do trajeto. 

Isso acaba não sendo muito importante quando estamos fazendo uma viagem a lazer, porque temos bastante tempo disponível, mas quando estamos viajando a trabalho, o ideal é escolher os locais mais próximos, assim você não perde muito tempo no deslocamento, conseguindo conhecer mais lugares!

Então, se estiver num congresso, em uma visita a um cliente, tentando fechar negócios, veja o que tem de interessante perto do seu hotel e do seu local de permanência a trabalho. Assim, sobrando um tempo, transito e distâncias geográficas não serão desculpa para um bom planejamento.

Conheça o bairro em que você está hospedado.

Muitas vezes, ficamos em hotéis mais centrais, então é possível conhecer várias lojas diferentes. 

Se você também tem algum hobby, é legal procurar alguma loja especializada no que você gosta e procurar por artigos únicos. 

Caso esteja em locais mais interioranos, você pode achar produtos exclusivos, produzidos de acordo com a cultura local, sempre é possível encontrar itens regionais. 

Se seu hobby é colecionar souvenirs, por exemplo, você pode procurar lojas próximas e aumentar a sua coleção. Dessa forma você consegue levar um item único como lembrança de viagem e que vai trazer boas lembranças toda vez que você olhar pra ele na hora que estiver contemplando o seu hobby. 

Se tiver a opção de escolher o local de sua estadia, além de pesar o valor e a distância para o local de trabalho, pesquise um pouco antes o que tem de interessante na região. Procure bairros que lhe permitam realizar as visitações a pé mesmo. Isso lhe dará um tempo extra após os expedientes de compromissos, ali perto de sua hospedagem.

desbravando as ruas da região onde está hospedado.
Caminhe pelas ruas mais interessantes e descubra cantos e comércios que você não encontraria em nenhum blog ou vlog de viagem.

Se der, reserve mais dias do que você precisa ficar na sua viagem a trabalho

Algumas empresas aceitam que o funcionário passe dias a mais, emendando em um final de semana por exemplo. Isso desde que coincida com o final da viagem. Nesses casos, ele arca com os custos de estadia e alimentação desses dias extras e geralmente vale a pena. 

Essa é uma boa forma de você ter um tempinho a mais para passear e conhecer novos lugares! 

Lembre-se que você não pode abusar e precisa deixar um tempo para descansar, já que você vai voltar de viagem e já terá que encarar mais uma semana de trabalho! 

Se seu destino de trabalho for a um lugar mais distante e tiver vontade de conhecer, confirme se a sua empresa oferece a possibilidade de estender a viagem. Se sim, aproveite para curtir os dias extras, mas não se esqueça de confirmar se os locais que pretende visitar estarão abertos no fim de semana para não perder tempo e nem a viagem.

Aproveite a agenda noturna

Todos os lugares possuem algumas atrações noturnas e alguns são famosos por elas! Bares, restaurantes, feiras, shows, ou até mesmo um pôr do sol de dar inveja. Como normalmente as viagens a trabalho só tem atividades durante o dia, você pode aproveitar a noite para curtir o lugar e conhecer um pouco mais da cultura local. 

Algumas cidades possuem uma vida noturna mais agitada, o que pode fazer com que a sua viagem a trabalho fique bem interessante, enquanto outras vão te apresentar poucas opções, mas sempre há algo a ser feito. Em caso de cidades pequenas, tente comer em locais diferentes a noite, peça dicas e sugestões dos locais. Se der, uma boa caminhada pelas rua da região já te darão uma noção melhor do lugar em que você está hospedado.

Só não se esqueça de que você está lá para trabalhar, então precisa estar descansado para o próximo dia de trabalho. 

Feirinha de comida de rua à alamedas badaladas de bares e restaurantes.
Seja uma feirinha de comida de rua ou uma badalada avenida de bares e restaurantes, muito provavelmente seu destino tem uma delas. Descubra-as!

Aproveite as brechas do dia

Muitas vezes temos uma reunião no período da manhã e a próxima reunião será apenas no fim da tarde. Essas pequenas brechas são perfeitas para ir para lugares não tão distantes, mas que exigem um pouco mais de tempo para aproveitar.

E é claro que você sempre pode perguntar para o pessoal que está te recepcionando sobre lugares legais para você ir. Dependendo da empresa eles já estarão acostumados a receber esse tipo de pergunta e saberão te informar com propriedade os lugares mais legais para você visitar, muitas vezes indicando locais que você nunca ouviu falar. Converse com eles e lembre de dizer que não faz questão de conhecer apenas lugares badalados e famosos. Geralmente, lugares comuns para eles serão absurdamente surpreendentes para quem não é nativo da região e eles nem imaginam isso.

Gostou do nosso texto sobre como aproveitar o tempo livre numa viagem de trabalho? Fale conosco e dê a sua opinião! Vai ser um prazer ouvir você.

SEGMENTOS

SELOS

ETIQUETAS

Leia também

SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS
SEGMENTOS
SELOS
ETIQUETAS

2024 - Todos os direitos reservados